Cuidados a ter com as Crianças na Praia - Entrevista com a Enfermeira Cláudia Escaroupa

18-10-2023
Cuidados a ter com as Crianças na Praia - Entrevista com a Enfermeira Cláudia Escaroupa

Verão é sinónimo de calor, praia, mar e muitos (so)risos (entre tantas outras coisas boas)!

Alguns médicos defendem que a exposição a níveis consideráveis de luz solar, podem aumentar a produção de serotonina (“a molécula da felicidade”) e diminuir a de melatonina (hormona do “sono”).

Neste âmbito, pedimos alguns conselhos a uma profissional de saúde, Cláudia Escaroupa, formada na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, quanto aos cuidados a ter com as crianças na praia. Para que possa descansar e usufruir com o máximo de segurança, segue um breve resumo (mesmo a tempo das férias):

 

  1. Com o início da época balnear, quais os principais cuidados que os pais devem ter com as crianças?

Um dos aspetos cruciais é o horário escolhido para as atividades ao ar livre. Seja fazer praia, piscina ou passear no campo, deverão evitar as horas de maior calor. Por norma, os melhores horários são antes das 11h e depois das 16h30. Naturalmente, estes dependem das temperaturas que se façam sentir no dia, assim como das radiações ultravioleta (UV) - podemos consultar estas informações facilmente em sites de meteorologia.

De salientar que ultimamente têm-se registado níveis de radiação UV muito elevados (em praticamente todo o território nacional). Sempre que estes valores sejam iguais ou superiores a 8, deve evitar, de todo, a exposição das crianças ao sol.

Para dias com níveis inferiores, existem cuidados essenciais a ter, tais como:

  • Utilização de óculos de sol com filtro UV
  • Chapéu
  • Guarda-sol
  • Uso de roupas leves e frescas que tapem os braços (atualmente existem com proteção solar 50+)
  • Protetor solar fator 50+ (devendo aplicar 30 minutos antes de sair de casa e renovar a cada 2 horas)
  • Reforço da hidratação
  1. Existe algum brinquedo ou brincadeira desaconselhável na praia? Há algum que recomende?

Todos nós, em algum momento, já nos sentimos incomodados por areia que outras pessoas atiraram pelo ar. Para além de desconfortável, pode, de facto, ser perigoso na medida em que a areia também pode queimar, assim como poderá ir para zonas sensíveis como os olhos. Torna-se ainda pior quando temos crianças connosco. Deste modo, devemos tentar evitar que as nossas crianças tenham brincadeiras que envolvam a areia pelo ar, assim como devemos prestar especial atenção aos bolinhos de areia, por exemplo, para que não haja ingestão da mesma e de tudo o que possa ir agarrado (como paus, pedras e lixo).

A juntar a tudo isto, não esquecer, claro, as brincadeiras perto da água (colocar sempre braçadeiras ou colete salva vidas) e manter a vigilância de perto e contínua por parte de um adulto.

Dependendo da idade da criança, o recomendável são brinquedos como baldes, camiões, ancinhos e pás. Para as maiores (e a horas de menor exposição solar), a tradicional bola e raquetes. Brincadeiras tradicionais mas eficazes!

 

  1. Se pudesse dar um conselho a todos os pais, qual seria?

Sem dúvida, aproveitar ao máximo o tempo livre para brincar, com qualidade, com os filhos!

Cláudia Escaroupa, Enfermeira

 

Referências

A relação entre a exposição à luz solar e o nosso estado de espírito | Farmácias Portuguesas. (n.d.). Farmácias Portuguesas. 

SOL E PROTEÇÃO SOLAR. (n.d.). CRIANÇA E FAMÍLIA. 

Comentários
Deixe o seu comentário