i-Size: Aumento da Segurança Automóvel para Crianças

19-02-2024
i-Size: Aumento da Segurança Automóvel para Crianças

Na procura constante por maior segurança para os nossos pequenos durante as viagens de carro, a norma i-Size surgiu como um farol de inovação e segurança. Mas o que faz do i-Size um divisor de águas na segurança auto infantil? Neste artigo, vamos desvendar tudo sobre o i-Size, explorar a sua origem, a sua essência e o impacto que tem na segurança das crianças. 

Desvendar o i-Size:

Entender a Norma

i-Size é uma norma de homologação europeia de cadeiras auto para crianças, que faz parte da diretiva ECE R129. A norma i-Size está em constante evolução e garante a máxima segurança dos seus filhos.

Marcos Históricos da Norma:

A Implementação do i-Size

Entrou em vigor em 2013 com o objetivo de melhorar a proteção dos pequenos em caso de acidente, especialmente nas colisões laterais, visando a diminuição do risco de lesões na cabeça e no pescoço.

Em 2017, foi publicada a fase 2, que se aplica às cadeiras auto para crianças entre os 100 e os 150 cm de altura e em 2020, a fase 3, que se aplica às cadeiras auto entre os 60 e os 105 cm de altura.

Origem e Motivação do i-Size

Esta norma promove o uso de Isofix, o que torna a instalação mais fácil para si e mais segura para o seu pequeno.

Além disso, estabelece que as crianças têm de viajar no sentido inverso à marcha até aos 15 meses de idade, pois essa é a posição mais segura para elas.

A norma i-Size também facilita a escolha da cadeira auto mais adequada, pois classifica-as por altura e idade, de forma a conseguir perceber, através do tamanho (“size”) do pequeno, quando é que está pronto ou não para passar para a cadeira do grupo seguinte.

Com esta norma tem a garantia de que está a oferecer o melhor para o seu filho nas viagens de automóvel.

Quem esteve envolvido na definição do i-Size?

A legislação foi elaborada por um consórcio de especialistas em segurança, representantes da indústria automobilística (ex.: Audi, Ford, Mercedes, Peugeot, Renault, Volvo), fabricantes de cadeiras-auto (ex.: Britax, Cybex, Maxi-Cosi), pela associação europeia de consumidores ANEC (da qual a APSI é parceira) e de outras instituições ligadas ao sector da segurança rodoviária, assegurando uma abordagem abrangente e informada. 

 

 i-Size Versus ECE R44:

A legislação i-Size vigora paralelamente à legislação ECE R44/04.

No entanto, a comercialização de SRC ao abrigo da norma ECE R44/04 apenas será possível até 1 de setembro de 2024.

Contudo, poderá continuar a usar a sua cadeira ao abrigo desta norma, até ordem em contrário. 

Embora o i-Size não substitua a ECE R44, ele introduz normas complementares que prometem elevar o nível de segurança infantil, marcando um progresso significativo na proteção das crianças.

Benefícios da Posição Voltada para a Retaguarda

É importante saber que viajar contra a marcha é a forma mais segura de transportar as crianças no carro, pois protege a cabeça, o pescoço e a coluna vertebral em caso de acidente.

A norma i-Size implica a obrigatoriedade da contra marcha até aos 15 meses de idade. Todavia, o ideal é que continuem nesta posição o maior tempo possível, desde que o seu automóvel, a cadeira auto e o tamanho da criança o permitam.

Assim, as viagens são mais seguras e tranquilas!

 

A introdução do i-Size é um marco na jornada para tornar as viagens de carro tão seguras quanto possível. Compreender os princípios e benefícios desta norma é essencial para todos os pais e cuidadores que priorizam a segurança dos pequenos. 

 

Referênicas

Explicação das regras de segurança de cadeiras auto: O que é a R129/i-Size? | Maxi-Cosi. (s.d.). Maxi-Cosi ™ - Cadeiras Auto, Carrinhos e muito mais

CYBEX | What is i-Size? (s.d.). CYBEX Online Shop | Buy Strollers & Car Seats Online