Brincar é assim tão importante?

17-10-2023
Brincar é assim tão importante?

Quando se trata do desenvolvimento infantil, uma das atividades mais importantes é a brincadeira. Brincar não é apenas uma forma de entretenimento para as crianças, mas também desempenha um papel crucial no seu crescimento e aprendizagem.

Neste artigo, vamos explorar a importância do brincar para o desenvolvimento da criança e como os pais podem estimular experiências divertidas para os pequenos.

 

O que é brincar?

Brincar é toda a atividade que tem como objetivo principal criar diversão, ser sociável ou gerar um bom ambiente, de uma forma não estruturada. Brincar pode envolver objetos, como brinquedos, ou não, como jogos de faz de conta ou de palavras. Brincar pode ser individual ou coletivo, com outras crianças ou com adultos. O importante é que brincar seja uma escolha da criança, que ela tenha liberdade para se expressar, explorar, experimentar, imaginar e criar. Esta é uma forma de o pequeno conhecer o mundo e a si mesmo, de se relacionar com os outros e de se divertir.

 

Por que brincar é importante?

Brincar é importante porque promove o desenvolvimento integral da criança em todas as áreas:

 

  • Desenvolvimento físico: Brincar estimula o crescimento, a coordenação motora, o equilíbrio,a força e a resistência. Brincar ao ar livre favorece o contacto com a natureza, a exposição à luz solar e a prevenção da obesidade infantil.

 

  • Desenvolvimento sensorial: Brincar utilizando diferentes materiais, como areia, água, argila ou tecidos, permite explorar formas, cores, texturas, sons e sabores, que estimulam os sentidos.

 

  • Desenvolvimento cognitivo: Brincar desenvolve a inteligência, a memória, a atenção, a concentração, a criatividade e a resolução de problemas. Alguns brinquedos que promovem este desenvolvimento são peças de construção, puzzles, e jogos de memória, entre outros.

 

  • Desenvolvimento criativo: Brincar incentiva a expressão artística e cultural da criança. Utilizar instrumentos musicais, cantar, dançar, brincar com fantoches ouvir histórias ou fazer trabalhos manuais são exemplos.

 

  • Desenvolvimento emocional: Brincar favorece o bem-estar psicológico da criança, alivia o stress, aumenta a autoestima, a confiança e a autonomia. Permite à criança expressar os seus sentimentos, emoções e medos. Brincar ajuda a criança a lidar com a frustração, a ansiedade e a agressividade.

Como estimular o brincar?

Os pais podem estimular o brincar de várias formas:

  • Oferecendo brinquedos adequados à idade e aos interesses da criança
  • Proporcionando tempo e espaço para brincar:
  • Participando na brincadeira
  • Respeitando a individualidade da criança

Como escolher os brinquedos mais adequados para cada idade e fase do desenvolvimento? 

Dos 0 aos 6 meses

Nesta fase, os bebés estão a começar a explorar o mundo ao seu redor e a reconhecer as pessoas, os objetos e os sons. Os brinquedos sensoriais ideais para esta idade são aqueles que chamam a atenção pela cor, pelo som ou pelo movimento, por exemplo móbiles, chocalhos, tapetes e centros de atividades

 

Dos 6 aos 12 meses

Nesta fase, os bebés já conseguem sentar-se, gatinhar e pegar em objetos com as mãos. Também começam a imitar sons,  gestos e a demonstrar curiosidade pelo mundo. Neste altura pode intrduzir brinquedos que estimulem o movimento, brinquedos de empilhar e encaixar ou até mesmo instrumentos musicais. 

 

De 1 aos 3 anos

Nesta fase, as crianças começam a desenvolver a fala, a imaginação e a autonomia e precisam de brinquedos que estimulem a criatividade, expressão e interação com outras pessoas, como por exemplo puzzles, livros ilustrados ou bonecas e peluches.

 

Dos 4 aos 6 anos

Aqui, as crianças começam a ampliar os seus conhecimentos sobre o mundo e sobre si mesmas e precisam de brinquedos que estimulem a sua aprendizagem, curiosidade e autoconfiança. Por isso, nesta fase, pode introduzir brinquedos educativos sobre diferentes temas, trotinetes ou triciclos e brinquedos faz de conta

 

Brincar é muito importante porque é uma forma de a criança se desenvolver em todos os sentidos: físico, sensorial, cognitivo, criativo e emocional. Brincar é também uma forma de a criança se divertir, se expressar e de se relacionar com os outros.

 

 

Referências

Importância do brincar. (s.d.). CRIANÇA E FAMÍLIA. 

Chicco. (s.d.). O brinquedo certo. Chicco Portugal - Puericultura, Roupa e Brinquedos.

Comentários
Deixe o seu comentário